Como aprender com a televisão….
1. Pedir aos alunos para assistirem, criarem e simularem um concurso televisivo, tendo em conta os seguintes tópicos:
- Formular questões;
- Responder num tempo reduzido;
- Apreciar/recusar resposta, modalizando a reação;
- Argumentar (estruturar os argumentos, encadeá-los)
- Ouvir os outros.
2. Construir com os alunos um jornal televisivo, tendo em conta:
- O princípio do telejornal (“Estes são os grandes títulos de hoje….”);
- A anunciação de novos títulos (“Aguarda-se a todo o momento...”);
- O fecho do jornal (“Foram as notícias do jornal da noite. Até amanhã.”)
Para isto, é necessário que os alunos assistam a um jornal televisivo de forma a compreender o que realmente acontece, para depois poderem aplicar na atividade.
3. Pedir aos alunos para observar dois programas semelhantes em dois canais diferentes, sendo que depois terão de compará-los relativamente ao tempo de intervenção de cada participante, ao recurso a reportagens, imagens, planos…
4. Pedir aos alunos que criem um produto (pode ser imaginário) com determinadas caraterísticas. De seguida, terão de elaborar uma publicidade, com um slogan forte, de forma a convencer o público que o seu produto é realmente o melhor.
(Retirado do livro A Escola e a Televisão: Olhares cruzados (Clara Ferrão Tavares))