A leitura e a escrita estão intrinsecamente ligadas. Ao elaborar todo este trabalho compreendi que tanto a leitura como a escrita são dois processos bastante complexos e que exigem dedicação, quer por parte dos professores como dos alunos.
Quem é alfabetizado, nas tarefas básicas do dia a dia, nem se apercebe da quantidade de vezes que lê diferentes enunciados e escreve diversos tipos de textos. Na verdade, nunca tinha pensado tão profundamente nestas questões da aquisição da leitura e da escrita, bem como o desenvolvimento da consciência fonológica, pois à primeira vista, tudo parece ser tão simples e natural. No entanto, são processos dependentes de um percurso de aprendizagem com níveis de conhecimento diferenciados, e dependentes de vários fatores, como a idade, o meio social, diferentes problemáticas, entre outros.
A elaboração deste trabalho despertou-me, ainda mais, o interesse por estas temáticas. Espero que o facto de o tornar acessível a todos sirva também para despertar o interesse dos leitores.