O porquê de um portefólio?
Nada melhor do que um portefólio para nos ajudar a registar todo um caminho de conhecimento e aprendizagens que vamos adquirindo ao longo da nossa vida. Um portefólio não é apenas um mero acumular de ideias, registos e observações, mas sim um trilho, um percurso continuado, que permanece no tempo para nos auxiliar sempre que precisamos. Na verdade, a construção de uma ferramenta como esta nunca termina, pois as descobertas diárias, para além de precisarem de um espaço onde possam ser registadas, vêm tantas vezes, mudar aquilo que pensávamos. Este é um trabalho contínuo que se constrói todos os dias, e que permite que a mudança/aprendizagem aconteça.
O meu portefólio...
O portefólio aqui apresentado traduz o meu percurso bem como as aprendizagens que fui adquirindo ao longo deste seminário.
Este foi o caminho que escolhi e que considerei ser o mais interessante para o meu percurso como animadora cultural e aluna do seminário de Modelos de Leitura e Escrita. Como terminei a minha licenciatura há relativamente pouco tempo, a maior parte da minha aprendizagem vem da experiência de trabalho dos autores que tenho lido e dos colegas e professores com quem tive o privilégio de trabalhar. O facto de vir de uma área que, à partida, parece não cruzar-se com as temáticas abordadas neste mestrado, e em particular neste seminário, pode apresentar-se como um entrave e, simultaneamente, como uma vantagem. Entrave por não poder vir a aplicar, enquanto animadora cultural, da mesma forma que os restantes colegas, os ensinamentos aqui adquiridos, uma vez que não partilhamos a mesma profissão. Vantagem enquanto ferramenta de trabalho futuro, na abordagem diária ao meu público alvo pois terei em conta, na elaboração de atividades e de planos de ação, as aprendizagens que me foram transmitidas ao longo desta unidade curricular. Acredito que esta é uma mais valia tanto para o meu percurso profissional como pessoal.
Como tal, o meu trabalho está estruturado da seguinte forma:
1. A importância da consciência fonológica
1.1. Fichas de Leitura
1.2. Atividades
2. Leitura
2.1. Ficha de Leitura
2.2. Modelos e Métodos de Leitura
2.3. Compreensão leitora
2.4. Avaliação da Leitura
2.5. Atividades
3. Escrita
3.1. Ficha de Leitura
3.2. Processos de Escrita
3.3. Avaliação da Escrita
3.4. Atividades
4. Os média e as TIC na aprendizagem da Leitura e da Escrita
4.1. Ficha de Leitura
4.2. Atividades
5. Para refletir...