Neste texto, Fernanda Leopoldina Viana pretende dar resposta a uma questão: Porque é que existem bons e maus leitores?
Assim, de forma a responder a esta pergunta divide o texto em duas grandes áreas: Investigação sobre crianças e Investigação sobre os processos de leitura.
No que respeita à Investigação sobre crianças a autora refere que o que diferencia os bons dos maus leitores não é a inteligência, a memória nem a coordenação visuo-motora, mas sim os conhecimentos linguísticos que apresentam. Ou seja, para que as crianças consigam entender e chegar à linguagem escrita necessitam de ter conhecimentos prévios sobre leitura e escrita e terão também de ter uma grande motivação para ler. Assim, existem três grupos de variáveis que fazem a diferença entre um bom e mau leitor:
Relativamente às Investigações sobre os processos de leitura, autora diz-nos que as competências metalinguísticas não se desenvolvem espontaneamente em contato com a linguagem oral, para isso é necessário que as crianças sejam submetidas a diversas atividades em que possam trabalhar a estrutura segmental da língua, assim é importante desenvolver e promover a consciência fonológica. Para desenvolver esta consciência tão importante, existem inúmeras estratégias que podem ser utilizadas, tais como trabalhar de forma lúdica lengalengas, rimas, contos rimados, desenvolvendo também a memória auditiva e alargando o vocabulário.
Uma outra estratégia que se deve ter em conta é a leitura, pois quando uma criança ouve a mesma história vezes sem conta ela já conhece o seu enredo, as personagens e já consegue também identificar alguns sons, conseguindo assim “saborear” as palavras percebendo os seus significados e as relações que estas têm entre si.
Concluindo, é urgente que os educadores/professores tenham o conhecimento e a noção do quanto a consciência fonológica é importante para o desenvolvimento da leitura e da escrita, pois com a elaboração das atividades acima sugeridas será bem mais fácil, para a criança, compreender o valor e a utilidade das mesmas.