A escrita deve ser avaliada tendo em conta a coesão e a sua coerência.
Assim, a avaliação poderá ser formativa ou sumativa.
A avaliação formativa acontece ao longo de todo o processo e é uma avaliação contínua.
A avaliação sumativa descreve o desenvolvimento real e final, formulando juízos de valor.
Então, uma avaliação mais justa, mais repensada e mais fundamentada será com certeza a avaliação formativa e é essa que deve ser feita para que os próprios alunos vão tomando conhecimento, ao longo do processo, dos seus próprios pontos fortes e pontos fracos, podendo sempre melhorar.
Como já foi visto anteriormente, a maioria dos modelos de escrita distingue 3 fases:
- Planificação;
- Textualização;
- Revisão.
Assim, a revisão potencia a avaliação. Pois só revendo é que os alunos também se poderão avaliar a si próprios.
Um dos instrumentos que pode facilitar a avaliação da escrita, será a elaboração de um portefólio, pois permite ao aluno:
- Guardar os textos que elaborou;
- Guardar os seus rascunhos;
- Apreciar as suas próprias evoluções.