A Avaliação da Escrita


A escrita deve ser avaliada tendo em conta a coesão e a sua coerência.

Assim, a avaliação poderá ser formativa ou sumativa.

A avaliação formativa acontece ao longo de todo o processo e é uma avaliação contínua.

A avaliação sumativa descreve o desenvolvimento real e final, formulando juízos de valor.

Então, uma avaliação mais justa, mais repensada e mais fundamentada será com certeza a avaliação formativa e é essa que deve ser feita para que os próprios alunos vão tomando conhecimento, ao longo do processo, dos seus próprios pontos fortes e pontos fracos, podendo sempre melhorar.

 

Como já foi visto anteriormente, a maioria dos modelos de escrita distingue 3 fases:

- Planificação;

- Textualização;

- Revisão.

Assim, a revisão potencia a avaliação. Pois só revendo é que os alunos também se poderão avaliar a si próprios.

 

Um dos instrumentos que pode facilitar a avaliação da escrita, será a elaboração de um portefólio, pois permite ao aluno:

- Guardar os textos que elaborou;

- Guardar os seus rascunhos;

- Apreciar as suas próprias evoluções.