O erro, na avaliação da escrita, deverá ser entendido como uma fonte de informação, pois a partir da identificação do mesmo, podemos compreender a sua origem, explicá-lo, classificá-lo e corrigi-lo.
“O erro não é mais do que um desconhecimento ou a não consciência da arbitrariedade convencional da língua escrita e deve ser visto como algo inerente ao processo de transformação de um sistema oral para um sistema escrito de linguagem” Pereira, Luísa e Azevedo, Flora (2005)
Mas qual é o objetivo principal da correção?
O objetivo da correção é permitir ao aluno que compreenda as imperfeições cometidas de forma a reformulá-las. A correção poderá ser feita a pares, individualmente ou em grupos.
Aqui, ficam alguns conselhos para melhorar a correção:
TIPOLOGIA DE ANÁLISE E CLASSIFICAÇÃO de ERROS (Tipologia que utilizei durante as aulas)
Incorrecções devidas a:
- Dificuldades na transcrição entre o sistema fonológico e ortográfico;
- Transcrição na oralidade corrente;
- Inobservância de regras ortográficas de base fonológica;
- Inobservância de regras ortográficas de base morfológica
- Incorrecções quanto à forma ortográfica específica das palavras
- Incorrecções de acentuação gráfica
- Dificuldades de utilização de minúsculas e maiúsculas
- Inobservância da unidade gráfica da palavra;
- Ao nível da translineação
(Retirada da Brochura: O ensino da Escrita: Dimensão gráfica e ortográfica – Análise e classificação de Erros )