O Erro


O erro, na avaliação da escrita, deverá ser entendido como uma fonte de informação, pois a partir da identificação do mesmo, podemos compreender a sua origem, explicá-lo, classificá-lo e corrigi-lo.

 

“O erro não é mais do que um desconhecimento ou a não consciência da arbitrariedade convencional da língua escrita e deve ser visto como algo inerente ao processo de transformação de um sistema oral para um sistema escrito de linguagem” Pereira, Luísa e Azevedo, Flora (2005)

 

Mas qual é o objetivo principal da correção?

O objetivo da correção é permitir ao aluno que compreenda as imperfeições cometidas de forma a reformulá-las. A correção poderá ser feita a pares, individualmente ou em grupos.

 

Aqui, ficam alguns conselhos para melhorar a correção:

  • Corrigir apenas o que o aluno pode aprender;
  • Não ter pressa em corrigir tudo. O que importante é a qualidade e não a quantidade;
  • Corrigir, se for possível, as versões anteriores ao texto;
  • Dar instrumentos para que o aluno se possa auto-corrigir.

 

TIPOLOGIA DE ANÁLISE E CLASSIFICAÇÃO de ERROS (Tipologia que utilizei durante as aulas)

Incorrecções devidas a:

- Dificuldades na transcrição entre o sistema fonológico e ortográfico;

- Transcrição na oralidade corrente;

- Inobservância de regras ortográficas de base fonológica;

- Inobservância de regras ortográficas de base morfológica

- Incorrecções quanto à forma ortográfica específica das palavras

- Incorrecções de acentuação gráfica

- Dificuldades de utilização de minúsculas e maiúsculas

- Inobservância da unidade gráfica da palavra;

- Ao nível da translineação

 

(Retirada da Brochura: O ensino da Escrita: Dimensão gráfica e ortográfica – Análise e classificação de Erros )


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