1. Construir um texto a partir de um conjunto de frases
- Os alunos devem usar pronomes, para evitar repetições.
- Devem igualmente recorrer a conectores (ou articuladores) para encadear ideias, atribuindo uma relação de sequencialidade.
2. Elaboração do Alfabeto de Provérbios
A cada boca uma sopa.
Barco parado, não faz viagem.
Cada cabeça sua sentença.
Da discussão nasce a luz.
Em Fevereiro, chega-te ao lameiro.
Filhos criados, trabalhos dobrados.
Gordura é formosura.
Há mar e mar, há ir e voltar.
Imita a formiga e viverás sem fadiga.
Janeiro fora, cresce uma hora.
Longe da vista, longe do coração.
Mais vale prevenir, que remediar.
Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje.
O barato sai caro.
Para grandes males, grandes remédios.
Quando está fora o gato folga o rato.
Roma e Pavia não se fizeram num dia.
Se queres ver o teu corpo, abre o teu porco.
Tristezas não pagam dívidas.
Uma maçã por dia, dá uma vida sadia.
Vão os anéis mas fiquem os dedos.
Zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades.
3. Construir com os alunos as regras de um jogo, por exemplo.
4. Elaborar um mapa de histórias
Seguindo um dos caminhos indicados pelas setas, o aluno poderá escrever uma história a partir dos elementos que encontrar…
(Material fornecido pela docente do seminário)
5. Elaborar com os alunos escritas criativas (formar um desenho com um pequeno texto, por exemplo.)