Os processos de Escrita


O que é a Escrita? Em que consiste?

A escrita é um processo cognitivo social e emotivo. Assim, é importante lembrar que ler e escrever, na verdade, aparecem ligados nas atividades do nosso dia-a-dia, no entanto no entanto são processos distintos mas relacionados um com o outro.

 

Para escrever é necessário saber a resposta a estas questões:

- Para quem escreve?

- Sobre que escreve?

- Com que objetivos?

- Como escreve?

- Que resposta pode obter?                                   

 

Assim, é preciso ativar algumas competências para escrevermos:

  • Competência gráfica (capacidade de inscrever num suporte material os sinais em que assenta a representação escrita);
  • Competência ortográfica (capacidade relacionada com as exigências que estabelecem a representação escrita das palavras da língua);
  • Competência compositiva (competência relacionada com a forma de combinar expressões linguísticas para formar um texto).

 

O processo de escrita inclui:

- Planificação (o aluno ativa conhecimentos sobre o tópico e género de texto, efetua pesquisas e consultas, seleciona e organiza informação, elabora planos mentais e escritos);

- Textualização (o aluno, neste fase, produz o seu texto. É aqui que pode procurar a ajuda de outros (tanto dos colegas como do professor), deve refletir sobre a tarefa e deve  apresentar e discutir o pré-texto. Assim, os princípios desta fase são: a continuidade, a progressão, a não contradição e a relação);

- Revisão (nesta fase, o aluno deve avaliar aquilo que escreveu, relendo, reformulando, apagando. A revisão é fundamental e deve estar presente ao longo de todo o processo. É ainda importante lembrar da revisão distanciada, pois por vezes conseguimos perceber e identificar melhor os nossos erros e frases sem sentido, após algum tempo de termos escrito algo).


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