Objetivo
Compreender as diferentes dimensões cognitivas envolvidas na compreensão da leitura:
- Compreensão literal, reorganização da informação, ( por ex frases para pôr por ordem; para responder à pergunta, tem de ler todo o texto e reorganizar; dar um titulo) compreensão inferencial e compreensão critica ou de juízo (avaliativo).
Atividade:
Ao senhor José não param de crescer as orelhas. Como está muito preocupado, vai consultar um médico.
- Senhor Torres, que devo fazer?
- Ai! Que caso tão estranho! Não sei, deixe-me pensar. Olhe… para já, tome estas pastilhas para a tosse.
1. Que problema tem o senhor José?
a) Doem-lhe muito as orelhas
b) Está com muita tosse
c) Tem os ouvidos tapados
d) Crescem-lhe as orelhas
2. Quem é que ele foi consultar?
a) O farmacêutico
b) A enfermeira
c) O Doutor
d) O enfermeiro
3. Que achas do médico?
a) Que é muito sábio
b) Que não sabe muito
c) Que é muito bom médico
d) Que soluciona todos os problemas
4. Que título consideras mais adequado para o texto?
a) O melhor médico do mundo
b) As orelhas encolhem-se
c) As pastilhas para a tosse
d) A doença misteriosa
(Atividade retirada dos apontamentos fornecidos pela professora)