Fernanda Viana, Íris Pereira e M.ª Margarida Teixeira descrevem, de uma forma clara e sucinta, uma prova de avaliação da compreensão leitora das crianças que frequentam o 1º ciclo. Esta prova, Procomlei, é baseada na prova PROLEC desenvolvida em Espanha e tem como principal objetivo “avaliar a utilização que os leitores iniciados fazem de processos linguísticos de leitura que têm sido identificados como fundamentais tanto na fase do domínio da leitura quanto numa fase em que este processo se encontra já automatizado”.
Esta prova está dividida em três partes.
A Parte I diz respeito aos processos percetivos e léxicos - a primeira atividade permite avaliar se as crianças conhecem todas as letras do alfabeto e consiste em identificar as letras e os seus valores; o segundo exercício baseia-se na identificação de pares de palavras diferentes ou iguais em que a diferença está apenas numa letra. Relativamente aos processos léxicos, existem três tarefas que envolvem o reconhecimento ou identificação de palavras escritas (identificação de palavras frequentes longas; identificação de palavras frequentes longas e pseudo-palavras curtas e, por último, identificação de palavras frequentes curtas e pseudo-palavras longas).
A Parte II explora os processos sintático-semânticos – ou seja, aqui existem dois tipos tarefas em que a criança terá de reconhecer unidades constituintes da frase e identificar relações entre constituintes, assim a primeira tarefa é constituída por exercícios que envolvem determinação, modificação, quantificação nominal e coordenação sintagmática. A segunda tarefa, já leva a criança a reconhecer os constituintes com as diversas funções que pode ter.
A terceira e última parte desta prova está relacionada com os processos de identificação e de inferência de informação textual – existem três tipos de textos diferentes, sendo que as crianças serão depois submetidas a algumas questões, tendo um trabalho de localização e inferência da informação.
Assim, o formato da prova que foi dado acima é apenas a primeira versão da mesma, uma vez que, Procomlei foi testada de forma a melhorar a sua estrutura, de acordo com as reações e comentários das crianças.
Esta experiência contou com uma amostra de 100 crianças (50 rapazes e 50 raparigas), sendo que 50 pertenciam ao 2ºano e outras 50 frequentavam o 4ºano. É de referir que a prova respeitou o ritmo de cada criança, sendo aplicada individualmente sem tempo limite de resposta, no entanto, os tempos totais foram registados.
Concluiu-se então, perante os resultados, que:
- Muitas das crianças nomeiam as vogais pelos seus nomes enquanto algumas consoantes são nomeadas por um dos seus valores;
- Tanto as crianças do 2º ano como as do 4º realizam uma boa discriminação percetiva e utilizam a via fonológica para aceder ao léxico;
- Na leitura de textos, verificou-se que ambos os grupos tiveram maior dificuldade em realizar inferências.
Assim, de acordo com estas informações esta prova irá sofrer algumas alterações relacionadas com os processos sintático-semânticos, de identificação e de inferência textual, havendo assim uma maior discriminação relativamente ao ano de escolaridade.